Por que ensinar separação silábica?

Silvailde Martins

Silvailde Martins Publicado 30/09/2020 


Por que ensinar separação silábica?

Esta é uma pergunta que já me fizeram várias vezes. Alguns alunos afirmam que o word já faz a separação, então, segundo eles, além de chata, é desnecessária. Será mesmo?

Pois bem, é na separação das sílabas que aprendemos a tonicidade das palavras e as dividimos em sílabas átonas e tônicas. 

Aprender a separar as sílabas é como aprender compasso musical, você precisa reconhecer as notas e sua respectiva harmonia. Mais ainda, é mediante o saber divisão silábica que se aprende a acentuação gráfica e o valor da ortografia. Como podemos ver separação silábica não serve apenas apenas para translineação.

Como ensinar a separação silábica das palavras? Decompondo-as.

1 - Inicialmente, podes fazê-las, dividindo-as, em palmas, a cada fragmento, uma palma, e verás que a sonoridade ajudará na partição. Exemplo? aptidão - ap - ti- dão (para cada fragmento, uma palma);

2 - escreva a palavra particionada; ap-ti-dão;

3 - treine outras palavras. A língua escrita, aprende-se pelo treino repetitivo, constante. Não precisas fazer diariamente, mas quando estiveres concentrado nesta temática, faça mais exercícios;

4 - ao decompor cada palavra, peça para a criança dizer qual é a sílaba mais forte, também chamada tônica.

Quando a sílaba é tônica não acentuada, ela tem o que chamamos de acento prosódico e se for acentuada ela terá o acento gráfico.

Acento prosódico - é a intensidade da voz que se dá ao pronunciar a sílaba.

Acento gráfico - é o sinal que destaca a vogal tônica da sílaba.

Monossílabas átonas e dissílabas não recebem acento gráfico. 


Uma dica bem interessante para quem tem crianças na fase introdutória da alfabetização: espalhe palavras pela casa. Deixe-as visíveis e expostas por um bom tempo. Você estará apresentando os modelos corretos,  e a criança fortalecerá a memória fotográfica das palavras. Quando estiver mais madura, então apresentarás as regras. Siga a máxima filosófica: EXEMPLOS MARCAM MAIS QUE O MUITO FALAR.

Em um outro excerto, trarei sobre as regras de acentuação, mas, aguardem. Em breve , teremos mais um caderno de exercícios. Para 2021, se Deus permitir.

Prof. Silvia.


Voltar ao topo