Memorização e Otimização do Estudo

  • 06 Horas de duração
  • 20 Aulas
  • 3 Módulos
  • 1 ano de suporte
Parcele em 12x R$ 131,07 (ou R$ 1.305,00 à vista)
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Pioneiro da leitura dinâmica no Brasil e único notório especialista em otimização da leitura e otimização do estudo.
Prof. Juarez Angelo Lopes

OTIMIZAÇÃO DO ESTUDO

Este curso é composto de duas partes:

Memorização

É uma técnica de acesso à memória através de links associativos.

A grande dificuldade que a maioria das pessoas possui para lembrar de alguma coisa se dá pela falta de um "link" associativo para acessar o conteúdo no momento de gravá-lo no cérebro.

Esta técnica ensina justamente como criar estes links associativos para memorização de informações ordenadas como artigos de lei e/ou grande quantidade de conteúdo como os órgãos do corpo humano, os rios da Amazônia, os estados do Brasil, conteúdos jurídicos, tabelas contábeis etc.

Otimização do Estudo

É uma nova proposta de aprendizado, em que o estudo é iniciado pelo levantamento das dúvidas pessoais do estudante e termina com um resumo sintético que responde, sempre que possível, essas dúvidas.

Muitos alunos estudam de 10 a 12 horas por dia e no final do estudo têm a sensação de que não aprenderam nada. Outros alunos, com o mesmo volume de estudo, em contrapartida, sentem que tiveram bom aproveitamento, mas na hora de uma avaliação lembram em que parte dos livros estão as respostas, ao lado de que gravura, mas não conseguem responder às perguntas. Nosso curso tem a solução para esse problema.

Pré-requisito: ser leitor dinâmico.
Nível de dificuldade: maior do que o do curso de Leitura Dinâmica.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Estudantes, pais, professores e pessoas que não gostam ou sentem dificuldade de estudar .

Prof. Juarez Angelo Lopes
"Pioneiro da leitura dinâmica no Brasil e único notório especialista em otimização da leitura e otimização do estudo. "


Pioneiro da leitura dinâmica no Brasil e único notório especialista em otimização da leitura e otimização do estudo. Há mais de 50 anos ministra, com sucesso, cursos na área de habilidades permanentes com enfoque  na otimização do aprendizado.

Em todos esses anos, sua maior luta foi convencer as pessoas a se tornarem leitores dinâmicos, mas de repente descobriu que deveria começar o seu trabalho convencendo-as, primeiramente  a serem bons leitores tradicionais. Esta descoberta levou-o a criar a "Cartilha do Bom Leitor", que, hoje, pode ser baixada, gratuitamente de nosso site.

Transformar em bom leitor dinâmico quem não é bom leitor tradicional é como tentar transformar alguém tímido, que não fala muito em português, numa pessoa tagarela em inglês. Ela vai aprender a nova língua, mas continuará muda. O próprio professor Juarez, que hoje é visto como especialista em leitura dinâmica no Brasil, só leu integralmente um livro com 19 anos e jamais teria chegado à condição em que se encontra hoje se, naquela época, não tivesse assumido um compromisso com a leitura tradicional. As pessoas o consideram “O Otimista”, pois afirma sempre: “Vitória ou derrota é apenas uma questão de opção”. A Cartilha do Bom Leitor é, uma opção prática e simples para todos aqueles que querem adquirir o hábito da leitura. Nela passa um pouco da sua experiência e espera sinceramente poder abrir o portal do fantástico mundo da leitura aos que querem nele entrar.


Instituto Angelicum
"Aprendeu como autodidata inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, latim, grego e hebraico. É professor de História e línguas estrangeiras, além de tradutor."


Latim é a base do nosso idioma


Hoje gostaria de convidá-los a uma singela reflexão acerca de algumas coisas que perdemos, ou melhor, deixamos perder ao longo de algumas décadas em nome de inovações duvidosas e de posições subjetivistas que tendem, ao fim e ao cabo, a um individualismo crescente e patológico, que pretende transformar cada ser humano em uma ilha, como se a vida em sociedade não fosse um bem precioso, mas sim, no melhor estilo rousseauniano, um mal necessário.


Não que não deva haver mudanças e aperfeiçoamentos na sociedade. Ora, estes são indubitavelmente necessários e queridos em dadas circunstâncias. Contudo, não se pode simplesmente ejetar tesouros que serviram de molde para a formação de inúmeras coisas que tanto estimamos e que são indeléveis.


Dou-lhes um exemplo concreto de um desses tesouros desaparecidos: o estudo da língua latina. Não só o estudo, mas mesmo o interesse e a curiosidade pelo latim. Simplesmente esqueceu-se de que a língua dos antigos romanos, conquistadores do mundo, é simplesmente a base do nosso belo, porém intrincado, idioma português. A ignorância do latim faz com que nossos alunos de português sejam massacrados com regras e exceções que, a princípio, não fazem o menor sentido e que eles não terão a menor possibilidade, inclusive após os estudos universitários, de bem compreender e usar.


Afinal, por que o infinitivo do verbo é “ir” e em sua conjugação surge um “v” intrometido: eu vou, tu vais, ele vai...? Só o entende quem conhece os verbos “ire” e “vadere” latinos. Isso para não entrarmos em questões sintáticas (objetos, complementos, adjuntos e outros “monstros” do mesmo estilo) que são praticamente terras incógnitas para a maioria esmagadora dos que deixam o Ensino Médio. Tampouco mencionaremos a miséria etimológica e estilística em que vivemos.


Quem perde com a ausência do idioma do Lácio em nossos currículos? Todos. Sem ele, o português perde a sua lógica e se transforma em um amontoado de regras que nenhum mortal é capaz de domar. E qual o problema disso? O problema é que, sem o uso correto e coerente do idioma, o discurso torna-se frequentemente ilógico e desordenado. A concatenação das ideias fica perigosamente comprometida e perde-se facilmente o fio da meada. Não é, pois, sem razão, que os alunos tenham dificuldades enormes em compor uma redação coesa, com começo, meio e fim e que sejam incapazes de encadear corretamente uma argumentação filosófica, por exemplo. Necessitamos do aparato linguístico para a nossa expressão. Se este aparato encontrar-se deformado, nossa expressão também estará prejudicada.


Mas o latim não seria útil apenas para proporcionar melhor domínio do português. Ele é a porta que nos dá acesso a todo um mundo de cultura que enobreceu a civilização ocidental. Afinal, foi em latim que gênios das mais diversas áreas exprimiram-se. Para os poetas dignos desse título, o conhecimento das peças de Ovídio, Horácio e Virgílio é um imperativo; os cientistas, por sua vez, deverão recorrer sempre às leis de Newton, expostas em latim, no seu Principia Mathematica; os historiadores que quiserem conhecer a fundo a sociedade e a política de Roma - e de qualquer sociedade - deverão ler Suetônio, Tito Lívio e Tácito, para citar alguns. Também as maiores riquezas do cristianismo foram pensadas em latim e as encontramos nos textos de autores como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Ademais, os católicos devem nutrir uma profundíssima reverência pelo latim, visto que esta é a língua oficial do Vaticano. Qual não é a emoção de recitar um Pater Noster (Pai-Nosso) conforme rezado pelos cristãos desde há dois mil anos e em todos os lugares? Não se trata de vaidade, e sim de colocar ambos os pés em uma tradição multissecular que une os cristãos de todos os tempos e povos. Também o mundo da Reforma deve muito ao latim, pois Lutero e Calvino, os principais reformadores, compuseram diversos textos na língua dos herdeiros de Rômulo e Remo.


Ademais, o latim seria uma resposta salutar a um mundo utilitarista que sempre pergunta: “Para que serve isso?”, como se as coisas apenas tivessem valor se trouxessem algum benefício material e imediato como contrapartida. Uma pessoa que estudar latim não terá seu salário aumentado abruptamente nem gozará de maior prestígio, mas possuirá seu espírito e inteligência enriquecidos e muito bem orientados com séculos de cultura de inestimável valor. Em suma, o latim nos ensina a simplesmente amar o saber pelo saber.


Por que não podemos cultivar e conservar as coisas mais belas já produzidas pelos mortais?



Conteúdo Programático

  • 1. Conteúdo programático
  • 2. Informações preliminares
  • 3. Estrutura do curso
  • 4. Conteúdo do módulo
  • 1. Administração do tempo
  • 2. Otimização do resultado do estudo
  • 3. Memorização por links associativos, em gancho cadeia e em cadeia
  • 4. Memorização por chave de memória
  • 5. Pastas cerebrais organizadas e hierarquizadas
  • 1. Chave de memória - Parte 1
  • 2. Chave de memória - Parte 2
  • 3. Chave de memória - Parte 3
  • 4. Inventário de dúvidas
  • 5. Esquema
  • 6. Sublinhado
  • 7. Aplicação da técnica - 1º texto parte 1
  • 8. Aplicação da técnica - 1º texto parte 2
  • 9. Aplicação da técnica - 2º texto parte 1
  • 10. Aplicação da técnica - 2º texto parte 2
  • 11. Encerramento

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