Matemática na Educação Infantil - Números

  • 12 Alunos matriculados
  • 010 Horas de duração
  • 20 Aulas
  • 1 Módulos
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 59,76 (ou R$ 595,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Três professores com mais de 25 anos de experiência em sala de aula cada um | Doutores e doutorando em Educação Matemática | Autores de livros
Matemática em Casa

                   


Como começar a ensinar matemática? 

Como escolher um material? 

Meu filho pode usar os dedos para fazer contas? 

É importante memorizar ou compreender? 

Essas e outras perguntas chegam até nós por famílias preocupadas com a aprendizagem matemática de suas crianças pequenas.

Nossa proposta com esse curso não é ditar uma receita milagrosa que seja, simplesmente, mais ou menos eficiente para aprender matemática, mas oferecer um posicionamento sobre os objetivos de se ensinar matemática nos primeiros anos da infância, que matemática seria essa e propor modos de construir conceitos matemáticos fundamentais.

Nesse módulo, trazemos concepções e relações entre as teorias e nossas práticas, apresentando experiências, explicações e atividades que envolvem a construção do conceito de número e as primeiras ideias associadas às operações de adição e subtração.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Famílias interessadas em refletir sobre a construção do conhecimento matemático nos primeiros anos da infância (até 6 anos).

Famílias com crianças até 8 anos que apresentem alguma dificuldade em matemática. As dificuldades nessa idade podem estar relacionadas com o início da construção do conceito de número, suas primeiras relações e a compreensão do campo aditivo. Essa base é essencial para que a criança tenha facilidade em interpretar e resolver situações mais complexas de adição e subtração.

Todas as famílias são bem-vindas, mesmo que os filhos já tenham mais de 8 anos, pois as concepções acerca da construção do conhecimento de matemática nos primeiros anos impacta a forma de lidar com a matemática em todos os anos que se seguem a esse período.

Prof. Dra. Lílian Spiller
"Mãe educadora e professora de matemática."

   

Mãe educadora.

Apaixonada pelo ensino e pesquisa em Educação Matemática.

Professora de Matemática há 30 anos, com experiência em:

  • Ensino fundamental e médio
  • Licenciatura em Matemática (formação inicial de professores)
  • Formação continuada para professores que ensinam matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais

Doutora em Educação. (Unicamp - 2016)

Mestre em Matemática. (PUC Rio - 2000)

Licenciada em Matemática. (UFRJ - 1995)


Prof. Dr. Leo Akio
"Professor há 26 anos | Apresentador do programa Matemática em Toda Parte 2 | Dr. Ms. e Espec. em Ed. Matemática | Autor do Livro Matemática e síndrome de Down."

           


Prof. Dr. Fabio Menezes da Silva
"Professor de Matemática há 22 anos, com experiência de atuação em: - Ensino Fundamental II, Médio e Superior. - Licenciatura em Matemática e Pedagogia. "


Acesse:  http://lattes.cnpq.br/1089505912924306

E conheça um pouco de minha carreira profissional!

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física na UFRJ (2018-...).

Mestre em Ensino da Matemática pela UFRJ (2017)

Especialista em Gestão Educacional Pública/Avaliação pela UFJF (2007)

Licenciado em Matemática - UFRJ (1998)


Matemática em Casa
"Três professores com mais de 25 anos de experiência em sala de aula cada um | Doutores e doutorando em Educação Matemática | Autores de livros"


Prof. Dr. Leo Akio Yokoyama - Professor há 26 anos | Apresentador do programa Matemática em Toda Parte 2 | Dr. Ms. e Espec. em Ed. Matemática | Autor do Livro Matemática e síndrome de Down.

Profª Drª Lílian Spiller - Professora, licenciada em Matemática, UFRJ/1995; mestre em Matemática, PUC-Rio/2000; doutora em Educação, Unicamp/2016. Com experiência em ensino fundamental e médio; licenciatura em Matemática (formação inicial de professores); formação continuada para professores que ensinam matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Profº Fabio Menezes da Silva - Professor, licenciado em Matemática, UFRJ/1998; especialista em Gestão Educacional Pública, UFJF/2007; mestre em Ensino da Matemática, UFRJ/2017; doutorando em Ensino e História da Matemática e Física, UFRJ.



Ao final do curso você receberá o seu certificado digital.

Conteúdo Programático

  • 1. Boas-vindas
  • 2. Reflexões sobre o ensino de matemática na perspectiva da Educação Clássica
  • 3. Imagem Conceitual, Quantificação e Subitizing
  • 4. Quantificação como Contagem
  • 5. Atividades 1 a 3
  • 6. História da Matemática 1: Evolução da História da Matemática
  • 7. O recurso didático Numicon
  • 8. História da Matemática 2: Traços e Tokens
  • 9. Atividades de Contagem
  • 10. Subitizing com dedos
  • 11. Atividades de Subitizing com dedos
  • 12. Subitizing com Numicon 1
  • 13. Subitizing com Numicon 2
  • 14. Paridade com dedos
  • 15. Paridade com Numicon
  • 16. Ideias do Campo Aditivo 1
  • 17. Ideias do Campo Aditivo 2
  • 18. Recursos para o Campo Aditivo 1
  • 19. História da Matemática 3: Sinal de igual
  • 20. Recursos para o Campo Aditivo 2
Voltar ao topo