Latim Clássico [Venda - 3 meses de acesso] - 1º Módulo

  • 20 Horas de duração
  • 23 Aulas
  • 1 Módulos
  • 7 Avaliações
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 27,87 (ou R$ 270,00 à vista)
Comprar Agora Lançamento previsto para o dia 01/07/2022
João Gabriel Haiek Elid Nascimento

Para uma formação cultural e intelectual sólida, é fundamental o estudo da cultura clássica naquilo que ela nos legou de mais precioso. Diversas são as disciplinas que fazem parte de uma legítima formação clássica: a filosofia, os mitos, a história da civilização greco-romana, a literatura, entre outros. Mas nenhuma delas pode ser verdadeiramente compreendida sem o estudo daquela língua que foi o instrumento de criação de muitos destes saberes e que hoje é a chave-mestra para uma interpretação mais acurada do que o tesouro dos clássicos pode oferecer-nos. Esta língua é o latim. Saber latim é ter diante de si a possibilidade de um enriquecimento cultural e intelectual ímpar. É poder dialogar com mais de dois mil anos do melhor da cultura ocidental: Cícero, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Tito Lívio, Virgílio, César Barônio, Plauto, Fedro, e muitos outros.

Para levar o aluno à fluência na leitura dos clássicos, trabalhamos com um material de excelente qualidade, utilizado nos melhores centros de estudos latinos do mundo, que dispensa o uso do vernáculo, isto é, os textos são inteiramente em latim desde a primeira aula. O método não se restringe apenas à formação linguística, mas é enriquecido com diversos elementos culturais do mundo greco-romano.

O nosso curso de Latim está estruturado em módulos trimestrais. Teremos então seis módulos: Módulo I, Módulo II, Módulo III, Módulo IV, Módulo V e Módulo VI, contemplando todo o livro. 

Assim, todos os alunos estarão mais ou menos no mesmo nível e, os encontros temáticos, ao vivo, serão mais produtivos. Além disso, a cada capítulo, você fará um teste, na plataforma, que vai te ajudar a averiguar o teu progresso. Com os testes e os encontros ao vivo, poderemos te ajudar a compreender em qual área você precisa melhorar.

Segue abaixo o programa do Módulo I e o link para a aquisição do livro que utilizamos.

Link para comprar o material didático com desconto: 

 Lingua Latina, Pars I: Per Se Illvstrata https://amzn.to/2DuRPq4  

Lingua Latina: Exercitia Latina I (Focus Edition): Exercises for Part One; Familia Romana https://amzn.to/2GtbkA0


Programa 1º Módulo :

 
I. IMPERIVM ROMANVM / LITTERAE ET NVMERI : tres lectiones

-> singularis et pluralis  


II. FAMILIA ROMANA / LIBER TVVS LATINVS : tres lectiones

    -> Masculinum, feniminum, neutrum  

-> Genitivus


Ill. PVER IMPROBVS : tres lectione

    -> nominativus et accusativus


IV. DOMINVS ET SERVI : duae lectiones

    -> Vocativus 

-> Imperativus et indicativus


V. VILLA ET HORTVS : duae lectiones

    -> Accusativus  

-> Ablativus  

-> Imperattivus (pluralis) et indicativus


VI. VIA LATINA : duae lectiones

    -> Praepositiones 

->Verbum activum et passivum 


Entenda o que é o Método Natural:


3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Quem deve fazer o curso?

Qualquer pessoa que deseje aprender o latim clássico e tenha acima de 13 anos.

Instituto Angelicum
"Aprendeu como autodidata inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, latim, grego e hebraico. É professor de História e línguas estrangeiras, além de tradutor."


Latim é a base do nosso idioma


Hoje gostaria de convidá-los a uma singela reflexão acerca de algumas coisas que perdemos, ou melhor, deixamos perder ao longo de algumas décadas em nome de inovações duvidosas e de posições subjetivistas que tendem, ao fim e ao cabo, a um individualismo crescente e patológico, que pretende transformar cada ser humano em uma ilha, como se a vida em sociedade não fosse um bem precioso, mas sim, no melhor estilo rousseauniano, um mal necessário.


Não que não deva haver mudanças e aperfeiçoamentos na sociedade. Ora, estes são indubitavelmente necessários e queridos em dadas circunstâncias. Contudo, não se pode simplesmente ejetar tesouros que serviram de molde para a formação de inúmeras coisas que tanto estimamos e que são indeléveis.


Dou-lhes um exemplo concreto de um desses tesouros desaparecidos: o estudo da língua latina. Não só o estudo, mas mesmo o interesse e a curiosidade pelo latim. Simplesmente esqueceu-se de que a língua dos antigos romanos, conquistadores do mundo, é simplesmente a base do nosso belo, porém intrincado, idioma português. A ignorância do latim faz com que nossos alunos de português sejam massacrados com regras e exceções que, a princípio, não fazem o menor sentido e que eles não terão a menor possibilidade, inclusive após os estudos universitários, de bem compreender e usar.


Afinal, por que o infinitivo do verbo é “ir” e em sua conjugação surge um “v” intrometido: eu vou, tu vais, ele vai...? Só o entende quem conhece os verbos “ire” e “vadere” latinos. Isso para não entrarmos em questões sintáticas (objetos, complementos, adjuntos e outros “monstros” do mesmo estilo) que são praticamente terras incógnitas para a maioria esmagadora dos que deixam o Ensino Médio. Tampouco mencionaremos a miséria etimológica e estilística em que vivemos.


Quem perde com a ausência do idioma do Lácio em nossos currículos? Todos. Sem ele, o português perde a sua lógica e se transforma em um amontoado de regras que nenhum mortal é capaz de domar. E qual o problema disso? O problema é que, sem o uso correto e coerente do idioma, o discurso torna-se frequentemente ilógico e desordenado. A concatenação das ideias fica perigosamente comprometida e perde-se facilmente o fio da meada. Não é, pois, sem razão, que os alunos tenham dificuldades enormes em compor uma redação coesa, com começo, meio e fim e que sejam incapazes de encadear corretamente uma argumentação filosófica, por exemplo. Necessitamos do aparato linguístico para a nossa expressão. Se este aparato encontrar-se deformado, nossa expressão também estará prejudicada.


Mas o latim não seria útil apenas para proporcionar melhor domínio do português. Ele é a porta que nos dá acesso a todo um mundo de cultura que enobreceu a civilização ocidental. Afinal, foi em latim que gênios das mais diversas áreas exprimiram-se. Para os poetas dignos desse título, o conhecimento das peças de Ovídio, Horácio e Virgílio é um imperativo; os cientistas, por sua vez, deverão recorrer sempre às leis de Newton, expostas em latim, no seu Principia Mathematica; os historiadores que quiserem conhecer a fundo a sociedade e a política de Roma - e de qualquer sociedade - deverão ler Suetônio, Tito Lívio e Tácito, para citar alguns. Também as maiores riquezas do cristianismo foram pensadas em latim e as encontramos nos textos de autores como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Ademais, os católicos devem nutrir uma profundíssima reverência pelo latim, visto que esta é a língua oficial do Vaticano. Qual não é a emoção de recitar um Pater Noster (Pai-Nosso) conforme rezado pelos cristãos desde há dois mil anos e em todos os lugares? Não se trata de vaidade, e sim de colocar ambos os pés em uma tradição multissecular que une os cristãos de todos os tempos e povos. Também o mundo da Reforma deve muito ao latim, pois Lutero e Calvino, os principais reformadores, compuseram diversos textos na língua dos herdeiros de Rômulo e Remo.


Ademais, o latim seria uma resposta salutar a um mundo utilitarista que sempre pergunta: “Para que serve isso?”, como se as coisas apenas tivessem valor se trouxessem algum benefício material e imediato como contrapartida. Uma pessoa que estudar latim não terá seu salário aumentado abruptamente nem gozará de maior prestígio, mas possuirá seu espírito e inteligência enriquecidos e muito bem orientados com séculos de cultura de inestimável valor. Em suma, o latim nos ensina a simplesmente amar o saber pelo saber.


Por que não podemos cultivar e conservar as coisas mais belas já produzidas pelos mortais?



João Gabriel Haiek Elid Nascimento
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Professor com experiência no ensino à distância, João Gabriel possui certificação em Grego pela UFF e UFJF e em Latim pela UFF, cursou o ciclo básico de Engenharia na USP, e é graduado em Filosofia pela UNESP, onde desenvolve pesquisas sobre a filosofia aristotélico-tomista.


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Conteúdo Programático

  • 1. Latim Clássico - A pronúncia
  • 2. Latim Clássico - Capítulo 01 Lição 01
  • 3. Latim Clássico - Capítulo 01 Lição 02
  • 4. Latim Clássico - Capítulo 01 Lição 03
  • 5. Latim Clássico - Leitura do Capítulo 1
  • Teste I
  • 6. Latim Clássico - Capítulo 02 Lição 01
  • 7. Latim Clássico - Capítulo 02 Lição 02
  • 8. Latim Clássico - Capítulo 02 Lição 03
  • 9. Latim Clássico - Leitura do Capítulo 2
  • Teste II
  • 10. Latim Clássico - Capítulo 03 Lição 01
  • 11. Latim Clássico - Capítulo 03 Lição 02
  • 12. Latim Clássico - Capítulo 03 Lição 03
  • 13. Latim Clássico - Leitura do Capítulo 3
  • Teste III
  • 14. Latim Clássico - Capítulo 04 Lição 01
  • 15. Latim Clássico - Capítulo 04 Lição 02
  • 16. Latim Clássico - Leitura do Capítulo 4
  • Teste IV
  • 17. Latim Clássico - Capítulo 05 Lição 01
  • 18. Latim Clássico - Capítulo 05 Lição 02
  • 19. Latim Clássico - Leitura do Capítulo 5
  • Teste V
  • 20. Latim Clássico - Capítulo 06 Lição 01
  • 21. Latim Clássico - Capítulo 06 Lição 02
  • 22. Latim Clássico - Leitura do Capítulo 6
  • Teste VI
  • 23. Teste Final
  • Teste final - Módulo 1
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