História da Beleza - Nova versão
- 79 Alunos matriculados
- 90 Horas de duração
- 0 Aulas
- 0 Módulos
- Certificado de conclusão
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Vem aí o novo curso on-line do Prof. Dr. Ricardo da Costa!
O curso A Beleza na História Cultural foi um sucesso! Nos últimos seis anos, centenas de alunos tiveram a oportunidade de conhecer o primoroso trabalho do professor. Recebemos depoimentos incríveis!
Agora chegou a hora de gravarmos uma nova versão, com muito mais conteúdo e tradução de libras.
Todos os alunos receberão acesso a primeira versão do curso e terão a grande oportunidade de participar das aulas ao vivo em 2021, conforme o calendário que será divulgado em dezembro.
Um curso de 200 horas e que oferece o estudo de toda a pesquisa realizada pelo Prof. Dr. Ricardo da Costa até hoje sobre o tema, está avaliado em aproximadamente R$5.000,00.
Sabemos o valor do seu trabalho, mas também temos a consciência de que vivemos em plena recessão mundial e que, mais do que nunca, é preciso apresentar o verdadeiro BELO ao maior número de pessoas possível.
Decidimos então manter o mesmo valor da primeira versão do curso (R$1.200,00) e, atendendo a pedidos, ofereceremos 70% de desconto para os primeiros cinquenta inscritos.
Além disso, todos receberão o primeiro módulo do nosso curso on-line de Francês pelo Método Natural como bônus.
Confira abaixo todos os detalhes da nova versão do curso.
Um forte abraço,
Lissandra Lopes
Metodologia
Aulas expositivas com Datashow para apresentação e análise de material iconográfico, literário, musical e filosófico relativo aos recortes temporais (Antiguidade, Idade Média, Gótico Internacional Catalão e Renascimento bruegeliano).
O conteúdo basear-se-á em análise histórico-literária-filosófica dos períodos, com estudos de caso selecionados.
Como suporte teórico, utilizaremos os três níveis de compreensão de uma obra de arte propostos por Erwin Panofsky (1892-1968): a)Primário (nível mais elementar de entendimento: a percepção das formas puras de uma obra); b) Secundário (conhecimento convencional – histórico/cultural – de uma expressão artística); c) Iconológico (conhecimento dos contextos histórico, técnico e cultural de uma obra). Para os textos literários da Coroa de Aragão, o suporte interpretativo será baseado nas traduções de Ricardo da Costa das obras de Ramon Llull (especialmente o Livro das Maravilhas), Curial e Guelfa e O Sonho.
Serão analisados extratos de obras clássicas e medievais em que o conceito de beleza é tratado. São esses os autores (e os subtemas):
- Platão e o Belo como ponto de partida para a contemplação das substâncias ideais
- Aristóteles e o Belo como simetria (grandeza e ordem)
- Cícero (106-7 a. C.) e a Beleza como firmeza espiritual e imagem mental
- Sêneca (4 a. C. – 65 d. C.): a arte como imitação da natureza e na representação do artista
- Plotino (c. 204-270): a Beleza como Bem
- Agostinho (354-430) e a totalidade da Beleza
- Boécio (c. 480-525) e Cassiodoro (c. 485-580): a Beleza da Música
- A Beleza no Renascimento Carolíngio (sécs. VIII-IX)
- Os cistercienses e a Beleza da medida adequada (séc. XII)
- Os vitorinos e a Beleza mística (séc. XII)
- Roberto Grosseteste (1168-1253) e a estética da luz
- SãoBoaventura (1221-1274) e o afã pelo Belo
- Alberto Magno (c. 1200-1280) e a redução do Belo à forma
- Tomás de Aquino (1225-1274) e o Belo que agrada à vista
- Ramon Llull (1232-1316) e a beleza das coisas corporais, mais amada pelos homens do que a beleza das coisas espirituais
- Dante (1265-1321) e a Beleza do Amor
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Programa
Overture: O Belo – Artes e artistas
Estudos de caso:
1. A Anamnese Estética de Umberto Eco (1932-2016)
2. A Estética na Antiguidade e na Idade Média
Módulo 1: O grande despertar (Grécia, sécs. VII-V a. C.)
Módulo 2: O Império do Belo (Grécia, sécs. IV a. C. a I d. C.)
Módulo 3: Roma (sécs. I-IV)
Módulo 4: Distintos Caminhos – Roma e Bizâncio (sécs. V-XIII)
Módulo 5: A Arte Ocidental em fase de assimilação – Europa (sécs. VI-XI)
Estudo de caso:
5.1. Apresentação de Civilisation: A Personal View by Kenneth Clark 1 (A pele de nossos dentes), documentário da BBC, Londres, 1969. Neste primeiro episódio, o historiador da arte Kenneth Clarke (1903-1983) viaja da Ravena bizantina às ilhas Hébridas (célticas), da Noruega viking à capela octogonal de Carlos Magno (742-814), em Aachen, e assim conta sua história da Idade das Trevas (os seis primeiros séculos após o colapso do Império Romano).
Módulo 6: A Igreja Militante (séc. XII)
Estudos de caso:
6.1. Apresentação de Civilisation 2: A Personal View by Kenneth Clark (O Grande Degelo). Clarke narra o súbito despertar artístico-cultural da civilização europeia no séc. XII. Traça suas primeiras manifestações, na Abadia de Cluny, até a Basílica de Saint-Denis e, finalmente, seu ponto alto, a construção da Catedral de Chartres (séc. XIII).
6.3. Corpo transgredido, locus profanado. O martírio de Tomás Becket (c. 1118-1170) na arte medieval
6.5. A Estética do Corpo na Filosofia e na Arte da Idade Média. Texto e imagem
6.6. Um tributo à arte de ouvir. O amor cortês nas cançons de Berenguer de Palou (c. 1160-1209)
Módulo 7: A Igreja Triunfante (séc. XIII)
Estudos de caso:
7.1. A contemplação anagógica na abadia de Saint-Denis (séc. XII)
7.3. A Taula de Sant Miquel do mestre de Soriguerola (Baixa Cerdanha – Catalunha)
7.4. Entre Chartres e Amiens. A vida cotidiana dos camponeses medievais na Arte (séc. XIII)
7.5. Ética e Estética da Música na filosofia de Ramon Llull (1232-1316)
Módulo 8: Cortesãos e burgueses (séc. XIV)
Estudos de caso:
8.1. A Virgem e o Menino (sécs. XIV-XVI)
8.3. O Codex Manesse
8.5. O Descendimento. Novas expressões na Arte (sécs. XIV-XV)
8.6. Apresentação de Civilisation: A Personal View by Kenneth Clark 3 (Romance e realidade). O capítulo inicia com um castelo no Loire. Em seguida, Clarke viaja pelas colinas da Toscana e da Úmbria até o batistério da Catedral de Pisa. Clarke examina as aspirações e realizações do final da Idade Média (séc. XIV), na França e na Itália.
Módulo 9: Bruegel, o Velho (c. 1525-1569)
Estudos de caso:
9.1. Os camponeses na arte de Bruegel, o Velho (c.1525-1569)
Módulo 10: A Beleza nos clássicos da Coroa de Aragão (sécs. XIII-XV)
Estudos de caso:
9.1. Ramon Llull (1232-1316) e seu Félix ou O Livro das Maravilhas (1289)
9.3. O Sonho (1399) de Bernat Metge e suas considerações filosófico-oníricas
9.4. Uma jóia medieval no alvorecer do Humanismo. A novela de cavalaria Curial e Guelfa (século XV)
9.5. A imagem da mulher medieval em O Sonho (1399) e Curial e Guelfa (c. 1460)
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Ementa:
Para apresentar a história do desenvolvimento das expressões artísticas e literárias no Ocidente e na Coroa de Aragão (com seus clássicos literários Félix ou O livro das Maravilhas, Curial e Guelfa e O Sonho), a proposta basear-se-á fundamentalmente no historiador da arte Ernst Hans Josef Gombrich (1909-1991), A História da Arte, com o enriquecimento bibliográfico de três obras de Erwin Panofsky (1892-1968): Idea: a evolução do conceito de belo (1924), O significado das artes visuais (1939) e Arquitetura gótica e escolástica (1951), além da trilogia de Gina Pischel (História Universal da Arte) e os trabalhos por nós desenvolvidos e relacionados à literatura da Coroa de Aragão.
Ao binômio Gombrich/Panofsky será acrescentado ao conteúdo das aulas meus próprios trabalhos acadêmicos sobre arte medieval, em forma de estudos de caso, além das considerações histórico-metodológicas que Peter Burke (1937- ) desenvolve em seu trabalho Testemunha ocular (2001).
Apresentaremos obras artísticas do período selecionado de diferentes naturezas (esculturas, pinturas, afrescos, vitrais, bordados, móveis, miniaturas) para que, ao final do curso, os estudantes adquiram uma noção mais ampla e rica do que foi – e é – o patrimônio cultural e artístico de nossa tradição civilizacional, a ocidental. Da Grécia antiga ao inclassificável século XV.
A qualquer pessoa que se interesse por Arte e História.
Wikipedia (Espanhol – Catalão – Português)
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Ricardo da Costa
na Base de Dades Ramon Llull da Universitat de Barcelona, Espanha
no Catálogo da Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha
no Catálogo da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona, Espanha
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Professor titular do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Professor efetivo do
1) Programa de Doctorado Internacional a Distancia Transferencias Interculturales e Históricas en la Europa Medieval Mediterránea (UA) e do
2) Acadèmic corresponent a l’estranger n. 60 da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona
3) Líder do Grupo do CNPq – Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média
Membro do
1) Institut Virtual Internacional de Traducció del Institut Superior d'Investigació Cooperativa IVITRA[ISIC-2012-022] (Universitat d'Alacant)
2) CAPIRE – Colectivo para el análisis pluridisciplinar de la Iconografía religiosa europea da Universidad Complutense de Madrid (UCM)
3) Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP)
4) Instituto Angelicum
5) Grupo de Trabalho Filosofia na Idade Média (ANPOF)
6) Principium (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval, UEPB)
Ao final do curso você receberá o seu certificado digital.
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