Era uma vez - Ensinando as virtudes cardinais através dos contos de fadas [Livre Escola]

  • 31 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 13 Aulas
  • 4 Módulos
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Nós somos uma família educadora de segunda geração e o nosso intuito é enriquecer e inspirar o aprendizado de seus filhos e também a sua autoeducação.
Rachel Haswell

Como pais educadores, todos nós queremos filhos que vão desenvolver hábitos e um caráter saudável, que os traga felicidade e sucesso em suas vidas. Ensinamos conteúdo para equipar suas mentes, mas queremos também alcançar suas almas, seus corações, seu interior, sua vontade e seus desejos mais profundos. É algo que, se formos honestos, não podemos controlar.

Reconhecendo estas limitações buscamos fazer o nosso melhor, e nesta busca, as ferramentas são de grande valor. Tenho certeza que todos nós buscamos maneiras de ampliar a imaginação dos nossos filhos, os levando a visualizar seu potencial e poder internalizar os valores que queremos transmitir.


Nós partimos da premissa de que "A imaginação bem treinada é crucial para fazer julgamentos morais e racionais. A ética e a lógica presumem a imaginação como ponto de partida." (Wilson, Douglas et al).
 George MacDonald  em dois artigos desenvolve a ideia de que a imaginação é indispensável ao ser humano e  o fato da imaginação ser a demonstração da racionalidade de todas as percepções, nos permite perceber as verdades divinas no mundo e na criação. 


Segundo C.S. Lewis o mundo da fantasia fornece, tanto às crianças quanto aos adultos, 'uma noção mais apurada e verdadeira do mundo real do que a mais "realista" das literaturas.'
“Deveríamos nos assustar quando ouvimos pais cristãos proclamar sem hesitação desejo de que seus filhos não ouçam contos de fadas ou ficção de qualquer tipo.” ( Douglas Wilson et al.)


Nós no FamilyHasTools sempre buscamos inspirar os pais nesta jornada e dar ferramentas que nós já desenvolvemos e usamos com nossos filhos, para auxiliar você mãe e você pai nesta tarefa de inculcar virtudes em seus filhos. Foi com isso em mente que desenvolvemos o curso Era Uma Vez. Nós temos visto o impacto dos contos de fada originais com nossos filhos e conseguido nos divertir em família com momentos inesquecíveis. 


O FamilyHasTools se inspira muito no movimento de educação clássica, onde se aproveita o melhor dos modelos educacionais da antiga Grécia e Roma e seus desdobramentos na história educacional do Ocidente. No mundo clássico e continuado pela tradição cristã do Ocidente, os filósofos e teólogos especificaram as chamadas virtudes cardinais -  prudência, coragem, temperança e justiça.


Cremos que vivemos num mundo com uma moralidade cada vez mais relativista. Isso tem levado a criação de uma sociedade onde as virtudes cardinais são ignoradas ou menosprezadas. Desejamos uma educação para nossos filhos onde eles podem entender e desenvolver as virtudes clássicas, as virtudes cardinais. Uma coisa é ensinar o que é prudência, coragem, temperança e justiça. Outra coisa é desenvolver estes hábitos nos nossos filhos. 

O mais importante neste processo é o exemplo dos pais, demonstrando estes valores no seu dia a dia, mas às vezes a realidade do mundo adulto é distante da mente da criança. Uma outra forma de ajudar as crianças a internalizarem as virtudes é permitir que estas virtudes se propagem nas suas imaginações, as levando a entrar num mundo fantasioso, mas mais compreensível a realidade das crianças. Nossa família descobriu os contos de fada originais como um meio de fazer isso. 


O curso busca resgatar os valores cardinais usando os contos de fadas originais como meio de trabalhar e desenvolver estes temas nas mentes infantis. 


Temos certeza que você mãe e pai reconhecem a importância das virtudes na educação de seus filhos. Se você deseja fazer isso de uma maneira em que seus filhos vão aprender e se divertir, criando memórias que vão poder internalizar para usar na sua jornada à maturidade, você reconhece o valor deste curso.

Se você está frustrada com o relativismo moral que se vê no entretenimento e ensino por aí, então com certeza esse é o curso certo para você. Continue com as aulas seguintes e vamos ganhar uma ferramenta para alcançar o coração dos nossos filhos usando as palavras mágicas “Era Uma Vez”.

 Pais que reconhecem a importância das virtudes na educação de seus filhos

Rachel Haswell
"Nós somos uma família educadora de segunda geração e o nosso intuito é enriquecer e inspirar o aprendizado de seus filhos e também a sua autoeducação. "


Nós somos uma família educadora de segunda geração e o nosso intuito é enriquecer e inspirar o aprendizado de seus filhos e também a sua autoeducação.

O nome Family Has Tools surgiu de um jogo de palavras com nosso sobrenome (Haswell):Poderíamos traduzi-lo para : “Ferramentas da família Has (Haswell)”.

Nós cultivamos o amor por aprender.


Ao final do curso você receberá um certificado digital.

Conteúdo Programático

  • 1. Aula 1 - Boas vindas e Panorama Geral do Curso
  • 1. Aula 2 - Uma Introdução aos Contos Clássicos Originais
  • 2. Aula 3 - Explicando as Virtudes Cardinais
  • 1. Aula 4 – Prudência
  • 2. Aula Bônus - Indicação de literatura
  • 3. Aula 5 - Como aplicar Prudência nos Contos Originais
  • 4. Aula 6 – Coragem
  • 5. Aula 7 - Como aplicar Coragem nos Contos Originais
  • 6. Aula 8 – Temperança
  • 7. Aula 9 - Como aplicar Temperança nos contos originais
  • 8. Aula 10 – Justiça
  • 9. Aula 11 - Como aplicar Justiça nos contos originais
  • 1. Aula 12 ( Bônus) - Formação de hábitos nas crianças buscando a virtude
Voltar ao topo