Curso História da Música

Curso História da Música

  • 060 Horas de duração
  • 43 Aulas
  • 7 Módulos
  • Certificado de conclusão
Bacharel em canto lírico pela Escola de música e Belas Artes do Paraná – Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Prof. Omar Eron Guiarzi Dal Posso

Ementa das aulas de História da Música – Omar Eron Guiarzi Dal Posso

O curso on-line abordará a música chamada clássica/erudita. As aulas englobam a história da música ocidental desde os escritos teóricos da Grécia antiga, passando pela prática musical que origina a tradição musical ocidental, desde a Idade Média até a música de nossos dias.

As obras musicais, gravações de áudio e de vídeo, utilizadas unicamente com fins educacionais, serão reproduzidas através de plataformas de reprodução de áudio e vídeo que podem ser consultadas online. Os períodos da história da música serão abordados sob aspectos históricos, culturais, sociais e principalmente musicais.

As aulas são estruturadas de acordo com as três fontes principais do estudo de História da Música Ocidental:

- História da Música Ocidental de Donald J. Grout e Claude V. Palisca;

- História da Música Ocidental de Jean e Brigitte Massin;

- História da Música Ocidental de Roland de Candé;

Além destas três obras importantes, usadas como embasamento teórico básico e fundamental para as aulas, há uma grande bibliografia específica sobre cada período da história da música, assim como obras referenciais sobre forma musical, teoria musical, biografias de compositores etc. Toda essa bibliografia específica, utilizada nos encontros, será listada nos slides das aulas.

O principal objetivo deste curso é guiar o aluno dentro dos períodos da história da música, juntamente com a apreciação musical consciente e inteligente; isso possibilitará que obtenha autonomia na escuta musical, reconhecendo os estilos musicais, além de desenvolver a percepção que favorecerá os diversos níveis de interpretação/decodificação da escuta musical.

As aulas terão entre 40 minutos e 1 hora, realizadas duas vezes no mês.


Jovens e adultos interessados em desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos em música. Não é necessário conhecimento prévio em música.

Prof. Omar Eron Guiarzi Dal Posso
"Bacharel em canto lírico pela Escola de música e Belas Artes do Paraná – Universidade Estadual do Paraná (Unespar). "

       

Bacharel em canto lírico pela Escola de música e Belas Artes do Paraná – Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 

Participação como cantor solista:

Montagens de ópera como solista: Gabriel von Eisenstein na ópera Die Fledermaus de Johann Strauss II em 2018 no Festival de Ópera do Paraná; Remendado na ópera Carmen de Georges Bizet na Oficina de Música de Curitiba em 2019.

Música de câmara: 4º Encontro de Música de Câmara da Unespar.


Participação em coro: Te Deum de Luís Álvares Pinto, Cantata 147 de Johann Sebastian Bach, Te Deum de Bruckner (solo e coro), Messias de George Frideric Handel (solo e coro) com o coro de câmara da Escola de Música Villa-Lobos em Joinville; Gloria de Vivaldi, Cantata 147 de Johann Sebastian Bach, Magnificat de Pergolesi com o Vox Camerata em Joinville.


Publicação científica: Artigo de Iniciação Científica com o tema: Psicologia da Performance: Enfrentamento e equilíbrio do desempenho musical prejudicado por ansiedade.


Formação complementar: Curso de Extensão Universitária em Tópicos Especiais da Performance Musical - Literatura e Repertório para Voz e Piano.


Ao final do curso você receberá um certificado digital.

Conteúdo Programático

Aula introdutória – Panorama geral
– Introdução à música - Herança musical da cultura grega
– Música na Antiga Roma – Primórdios e desenvolvimento da música cristã
– Tradições do canto litúrgico - A reforma gregoriana
– A Idade Média – Música sacra monódica
– Dramas Litúrgicos / Desenvolvimento Inicial da Polifonia
– Hildegarda de Bingen
– A Escola de Notre-Dame
– Música secular monódica: Os Trovadores
– Música secular monódica: Os Troveiros
– Música secular monódica: Trovadorismo

– Música secular / Instrumentos medievais
– Primórdios da polifonia / Música do século XIII
– Música do século XIV – Ars Nova / Ars Subtilior
– Trecento / Música ficta / Instrumentos


  • 1. 01 – Introdução à música - Herança musical da cultura grega
  • 2. 02 – Música na Antiga Roma – Primórdios e desenvolvimento da música cristã
  • 3. 03 – Tradições do canto litúrgico - A reforma gregoriana
  • 4. 04 – Música sacra monódica
  • 5. 05 – Dramas Litúrgicos / Desenvolvimento Inicial da Polifonia
  • 6. 06 – Hildegarda de Bingen
  • 7. 07 – A Escola de Notre-Dame
– Música do final da Idade Média – Borgonha / Música na Inglaterra / Dufay
– Renascença – Período inicial
– Renascença – Novas correntes musicais no século XVI
– Madrigal / Música instrumental
– Renascimento tardio – Música da reforma na Alemanha
– Música da contrarreforma

  • 1. 13/08 – Música do final da Idade Média – Borgonha / Música na Inglaterra / Dufay
  • 2. 27/08 – Renascença – Período inicial
  • 3. 10/09 – Renascença – Novas correntes musicais no século XVI
  • 4. 24/09 – Madrigal / Música instrumental
  • 5. 15/10 – Renascimento tardio – Música da reforma na Alemanha
  • 6. 29/10 – Música da contrarreforma
– Música barroca do primeiro período – O nascimento da Ópera
– Música vocal de câmara / Música instrumental
– Segunda metade do século XVI – Ópera italiana / Ópera francesa
– Música sacra
– Música instrumental barroca
– Barroco tardio
– Bach
– Handel e Vivaldi

  • 1. 12/11 – Música barroca do primeiro período – O nascimento da Ópera
  • 2. 26/11 – Música vocal de câmara / Música instrumental
  • 3. 10/12 – Segunda metade do século XVI – Ópera italiana / Ópera francesa
  • 4. 24/12* – Música sacra
  • 5. 14/01 – Música instrumental barroca
  • 6. 28/01 – Barroco tardio
  • 7. 11/02 – Bach
  • 8. 25/02 – Handel e Vivaldi
– Surgimento do estilo clássico
– Formas musicais
– Ópera clássica / Reforma na ópera - Gluck
– Século XVIII – Haydn / Fim do século XVIII
– Mozart
– Beethoven

  • 1. 11/03 – Surgimento do estilo clássico
  • 2. 25/03 – Formas musicais
  • 3. 15/04* – Ópera clássica / Reforma na ópera - Gluck
  • 4. 29/04 – Século XVIII – Haydn / Fim do século XVIII
  • 5. 13/05 – Mozart
  • 6. 27/05 – Beethoven
– Características / Sturm und Drang
– Lied e música de câmara
– Música orquestral / Tchaikovsky
– Ópera Alemã e Francesa
– Rossini, Bellini, Donizetti
– Nacionalismo / Verdi, Wagner, Puccini e Carlos Gomes
  • 1. 10/06 – Características / Sturm und Drang
  • 2. 24/06 – Lied e música de câmara
  • 3. 15/07 – Música orquestral / Tchaikovsky
  • 4. 29/07 – Ópera Alemã e Francesa
  • 5. 12/08 – Rossini, Bellini, Donizetti
  • 6. 26/08 – Nacionalismo / Verdi, Wagner, Puccini e Carlos Gomes
– Novas correntes musicais / Pós-romantismo
– Início do século XX – Debussy e Stravinski / Villa-Lobos
– Atonalismo/ Dodecafonismo / Serialismo/ Schoenberg, Berg e Webern
– Neoclassicismo / Música concreta / Música eletrônica / John Cage e Stockhausen
– Ópera na primeira metade do século XX
– Música sacra no século XX / Ligeti e Penderecki
– A música a partir da segunda metade do século XX / Minimalismo
– Conclusão



  • 1. 16/09 – Novas correntes musicais / Pós-romantismo
  • 2. 30/09 – Início do século XX – Debussy e Stravinski / Villa-Lobos
  • 3. 14/10 – Atonalismo/ Dodecafonismo / Serialismo/ Schoenberg, Berg e Webern
  • 4. 28/10 – Neoclassicismo / Música concreta / Música eletrônica / John Cage e Stockhausen
  • 5. 11/11 – Ópera na primeira metade do século XX
  • 6. 25/11 – Música sacra no século XX / Ligeti e Penderecki
  • 7. 16/12 – A música a partir da segunda metade do século XX / Minimalismo
  • 8. 30/12 – Conclusão
Voltar ao topo