Ciências, um pequeno manual para crianças - Astronomia

  • 30 Horas de duração
  • 6 Aulas
  • 9 Módulos
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Licenciado e bacharel em Física. Possui também mestrado e doutorado na mesma área, na sub-área de Cosmologia.
Roberto dos Santos Menezes Júnior

No mundo moderno, o conhecimento científico tem tido grande destaque, especialmente no campo da medicina e da informação, hoje ele se tornou indispensável. 

Por outro lado, o avanço da ciência nos distanciou de outras realidades não tão pragmáticas: perdemos a noção da beleza, advinda da perda do senso estético, nos desespiritualizamos e passamos a achar que religião é "coisa antiga e ultrapassada"; desacreditamos das histórias preservadas por gerações e relegamos a Filosofia a um plano secundário, senão ao total banimento, dos nossos pensamentos. 

Desse modo, juntamente com todo o inegável benefício que ela nos trouxe, veio-lhe atrelado um esvaziamento de sentido daquilo que está além da matéria. 

Este material é uma modesta tentativa de resgate dos aspectos mais elevados do conhecimento humano. É preciso ensinar ciência, mas é preciso ensinar a contemplar a beleza; é preciso conhecer o método científico, mas é essencial se ensinar a pensar e a meditar; é importante sabermos do valor da ciência, mas, antes disso, é necessário se crer em Deus. Portanto, queremos aqui ensinar o que é o conhecimento científico, como ele surge e funciona, mas sempre atrelados aos pilares da nossa civilização: a Religião, a Filosofia e a tradição dos nossos antepassados: literatura, pintura, escultura, religião, mitologia...

Acreditamos na complementaridade de todas as modalidades do conhecimento humano (empírico, religioso, filosófico e científico) e não na sua dissociação, como hoje tantas vezes se é ensinado.

Nesse percurso, os dois primeiros módulos, que são complementares, tratarão dos conceitos mais gerais para a compreensão de qualquer área científica, como a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia etc., e funcionam como introdução a qualquer uma dessas áreas. A seguir virão os módulos que versarão sobre aquela que é a ciência mais antiga da humanidade: a Astronomia. 

As razões para escolhermos iniciar pela Astronomia são muitas:

  • É uma ciência milenar, a mais antiga da humanidade;
  • É uma excelente introdução ao estudo de ciências em geral, pois desperta o interesse e a curiosidade das crianças;
  • Desperta os nossos sentidos à observação da realidade ao nosso redor, não somente dos eventos celestes;
  • Educa nossos sentidos à percepção da ordem na natureza e do belo;
  • Eleva o nosso espírito à contemplação daquilo que é eterno;
  • Aproxima-nos, por meio da inteligência, de Deus.

Não é à toa que a Astronomia compõe aquilo que a Educação Clássica chama de Sete Artes Liberais (Gramática, Lógica, Retórica - Trivium -, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia - Quadrivium), que são as disciplinas introdutórias (propedêuticas) aos estudo superiores (Filosofia e Teologia), muito aplicadas na Idade Média. Os antigos entendiam-na como essencial para a formação básica da inteligência humana.

Nosso estudo de Astronomia aqui será distribuído em 07 módulos, os quais versaram a respeito de:


  • MÓDULO 1 (este): Observando o céu... e a Terra.

Introdução ao conhecimento científico.

Por que estudar o céu?

Orientando-nos através do céu.

Localizando-nos na Terra.

Identificando e localizando alguns objetos no céu.


  • MÓDULO 2: Evolução das concepções a respeito do universo.

Antiguidade (a.C.): os gregos, mesopotâmios, babilônios...

Séc. II: Claudio Ptolomeu.

Idade moderna: Copérnico, Brahe, Galileu, Kepler, Newton, Kant, Laplace...

Idade contemporânea: o que sabemos hoje?

Mitologia: cosmogonias – o que podemos aprender a partir delas?


  • MÓDULO 3: Objetos celestes

O Sol e a Lua.

Os planetas do Sistema Solar e suas características.

As estrelas e suas características.

Asteroides, cometas e meteoros.

Galáxias e nebulosas.


  • MÓDULO 4 e 5: A Terra

Inclinação, estações do ano e clima.

Esfericidade.

Marés.

Eclipses solares e lunares.

Atmosfera e campo magnético.

História do calendário.


  • MÓDULO 6: Constelações 

As 88 constelações ocidentais.

Histórias mitológicas sobre algumas constelações.

O Zodíaco - o que é?

Astrologia é ciência?


  • MÓDULO 7: Cosmologia

De onde viemos e aonde vamos?

Do que é feito o Universo?

O que mais sabemos sobre o Universo?

Como determinamos grandes distâncias?

Sobral (CE): o dia em que a luz fez curva - e como isso foi responsável pela validação da Teoria Relatividade Geral, de Einstein.


Esperamos que com este material as crianças aprendam a amar a Astronomia e, sobretudo, a elevar seu espírito à contemplação das verdades eternas, as quais tem seu símbolo nos astros do céu.

Pais que buscam ferramentas para resgatar dos aspectos mais elevados do conhecimento humano. 

Sugestão de idade dos alunos: acima de 11 anos. 

Roberto dos Santos Menezes Júnior
"Licenciado e bacharel em Física. Possui também mestrado e doutorado na mesma área, na sub-área de Cosmologia."


Licenciado e bacharel em Física. Possui também mestrado e doutorado na mesma área, na sub-área de Cosmologia. Tem experiência de cerca de 15 anos em ensino de Física, atuando tanto no Ensino Médio quanto em cursos superiores, tais como em diversas engenharias e licenciatura em Física.


Você receberá um certificado digital ao final do curso.

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo