Biologia - Discernimento I [Livre Escola]

  • 22 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 15 Aulas
  • 3 Módulos
  • 10 Avaliações
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ; Mestrado em Ciências Biológicas – Zoologia (UFRJ).
Debora Thees Lessa Grijó

Ementa de Biologia - Discernimento 1:

Estudo sistemático das Ciências Biológicas com enfoque nos seres vivos e suas relações entre si e com o meio ambiente. Introdução ao método científico. Reflexão sobre as mudanças do pensamento científico ao longo da História. 


Objetivo Geral:

Estudar a Biologia como uma ciência contemplativa, descritiva, experimental e organizada em vários subníveis de estudo para melhor compreender a vida na Terra.


Objetivos Específicos:

  1. Discutir as principais mudanças do pensamento científico ao longo da História, conhecendo alguns dos grandes nomes da Ciência que contribuíram para essas mudanças; 

  2. Definir o conceito básico de método científico como um procedimento de investigação com a finalidade de construir conhecimento, compreendendo o conhecimento científico humano como provisório, cultural e histórico.

  3. Estimular o estudante a interpretar os fenômenos da natureza – em especial, os que envolvem os seres vivos – e a investigá-los a partir do método científico;

  4. Apresentar a natureza como um universo físico ordenado e admirável;

  5. Caracterizar os fatores ambientais mais importantes à manutenção dos seres vivos;

  6. Apresentar as características gerais dos seres vivos, suas relações ecológicas, como são classificados em grandes grupos (domínios e reinos) e como as ações antrópicas interferem em seus ambientes. 


Metodologia:

O trabalho será desenvolvido através de aulas expositivas on-line, com a preocupação de enfatizar a relação teoria-prática, utilizando-se slides como recurso visual.

Serão disponibilizados resumos escritos e mapas mentais dos conteúdos abordados nas aulas on-line, bem como exercícios com gabarito para que o aluno possa reforçar os conceitos apreendidos e se familiarizar com questões cotidianas.


Bibliografia:

WILE, Jay L. Exploring Creation With General Science. 2nd Edition. Anderson, IN: Apologia Educational Ministries, Inc., 2008.

VORDERMAN, Carol. Ciências Para Pais e Filhos. 1ª ed. São Paulo: Publifolha, 2013.

WILE, Jay L. & DURNELL, Marilyn F. Exploring Creation With Biology. 2nd Edition. Anderson, IN: Apologia Educational Ministries, Inc., 2005.


Programa:

  • Breve história da Ciência

  • Introdução ao método científico

  • Níveis de organização da vida

  • O que são fatores bióticos e abióticos; luz; e ar atmosférico

  • Água

  • Solo

  • Características dos seres vivos

  • Introdução à célula

  • Os vírus

  • Classificação biológica 

  • Nomenclatura dos Seres Vivos 

  • Cinco Reinos, Três Domínios – divisão entre as bactérias

  • Reino Protista

  • Algas protistas e o Reino Vegetal

  • Reino Vegetal (parte II)

  • Reino Animal (invertebrados)

  • Reino Animal (cordados)

  • Reino Fungi

  • Áreas de estudo da Biologia

  • Relações ecológicas e hábitos de vida

  • Cadeias e teias alimentares

  • Estimando o tamanho populacional

  • Biomas terrestres e clima

  • Ecossistemas aquáticos e de transição terra-mar

  • Sucessão ecológica e capacidade de recuperação do ecossistema

  • Importância das unidades de conservação

  • Homem e ambiente (parte I)

  • Homem e ambiente (parte II)

  • Homem e ambiente (parte III)

  • História da higiene


Exclusivo para os alunos matriculado no Plano Discernimento 1 da Livre Escola.

DANIEL FREIRE DE FREITAS
""


Debora Thees Lessa Grijó
"Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ; Mestrado em Ciências Biológicas – Zoologia (UFRJ)."


Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ; Mestrado em Ciências Biológicas – Zoologia (Museu Nacional do Rio de Janeiro/UFRJ).


Suporte Técnico Livre Escola
""


Conteúdo Programático

  • 1. Aula 1 - Breve história da Ciência
  • Exercícios de fixação - Aula 1
  • 2. Aula 2 - Introdução ao método
  • Exercícios de fixação - Aula 2
  • 3. Aula 3 - Níveis de organização da vida
  • Exercícios de fixação - Aula 3
  • 4. Aula 4 - Fatores bióticos e abióticos - Luz e ar atmosférico
  • Exercícios de fixação - Aula 4
  • 5. Aula 5 - Água
  • Exercícios de fixação - Aula 5
  • 1. Aula 6 - Solo
  • Exercícios de fixação - Aula 6
  • 2. Aula 7 - Características dos seres vivos
  • Exercícios de fixação - Aula 7
  • 3. Aula 8 - Introdução às células
  • Exercícios de fixação - Aula 8
  • 4. Aula 9 - Os vírus
  • Exercícios de fixação - Aula 9
  • 5. Aula 10 - Classificação biológica
  • Exercícios de fixação - Aula 10
  • 1. Aula 11 - Nomenclatura dos seres vivos
  • 2. Aula 12 - Cinco reinos, três domínios - Divisão entre as bactérias
  • 3. Aula 13 - Reino protista
  • 4. Aula 14 - Algas protistas e o reino vegetal
  • 5. Aula 15 - Reino vegetal - Parte 2
Voltar ao topo